Ana Paula de Oliveira Reis
Em meio ao incessante avanço tecnológico - celular, computador e jogos - os jovens estão cada vez desinteressados por livros. Outros encontram dificuldades para ler e interpretar textos e livros pois acham cansativo e difícil. A leitura é, e sempre será decisiva para a aprendizagem do ser humano. É através dela que alcançamos desenvolvimento pessoal e profissional.
Em meio ao incessante avanço tecnológico - celular, computador e jogos - os jovens estão cada vez desinteressados por livros. Outros encontram dificuldades para ler e interpretar textos e livros pois acham cansativo e difícil. A leitura é, e sempre será decisiva para a aprendizagem do ser humano. É através dela que alcançamos desenvolvimento pessoal e profissional.
Geralmente pessoas que vivem nesta constante recorrência de tecnologias adquirem a SPA – Síndrome do Pensamente Acelerado. Segundo Augusto Cury, ela é causada pelo excesso de informação não-organizada que chega de todos os lados, onipresença da televisão, excesso de imagens, enfim, estímulos da mídia. Os principais sintomas são: agitação, ansiedade, não contemplar o belo, falta de concentração, esquecimento, irritabilidade e outros. Com esta síndrome os alunos tornam-se meros repetidores, aceitam tudo que leem sem questionar, ficam com a mente engessada.
O professor pode combater toda adversidade encontrada, utilizando estratégias que orientem os alunos a usarem a memória para pensar e não apenas acumular informações, e que as mais úteis sejam transformadas em conhecimento e experiência. Existem algumas táticas de leitura que podem despertar o interesse e ser incentivo à leitura:
· Leitura em voz alta – a concentração é facilitada, pois leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao texto;
· Exposição de pensamentos – é quando o leitor verbaliza o que está pensando a respeito do que lê, desperta o interesse;
· Representação visual dos acontecimentos – reprodução mental acerca do texto, dessa forma o conteúdo é internalizado;
· Antecipação das informações – uso da aprendizagem significativa entre o leitor e o texto, é o conhecimento prévio a respeito do que lê, esse método causa tranquilidade e conforto;
· Resumo – escrever uma oração que resuma o texto à medida que lê.
Assim pode ser formado o leitor investigativo, reflexivo, questionador e debatedor. O maior triunfo na formação deste leitor é que, ele rompendo paradigmas torna-se também um grande pensador.