Em que medida o uso das estratégias de leitura em Língua Inglesa pode contribuir para a formação do leitor crítico-reflexivo?
O Inglês é a língua oficial do mercado internacional, é disciplina obrigatória na grade curricular das escolas brasileiras. É também a língua com o maior vocabulário: mais de um milhão de palavras. Mesmo assim a maior parte dos alunos tem dificuldades em compreender um texto neste idioma. Assim como em outros idiomas, gramática, tradução, conversação e interpretação, são itens importantes no aprendizado do Inglês.
· A gramática permite que o aluno organize as ideias e construa frases.
· A tradução fará com que o aluno memorize o vocabulário além de treinar a leitura e a escrita.
· A conversação dará ao aluno mais confiança melhorando a pronúncia.
· Ao construir e interpretar textos, os alunos poderão aplicar todo o conhecimento da língua.
Existem técnicas que facilitam o estudo do texto e contribuem para a formação de um leitor crítico-reflexivo:
· Skimming – adivinhar qual assunto do texto observando toda sua estrutura: títulos, subtítulos, datas, números, figuras e saber inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas;
· Scanning – leitura minuciosa do texto à procura de uma informação específica.
· Ler textos curtos dando ênfase aos detalhes, procurando palavras no dicionário.
· Estabelecer relações entre as ideias do texto.
· Saber reconhecer o objetivo do texto e a sua estrutura.
Precisamos ter mais consciência disso... Legal!!!
ResponderExcluirAbraços,
josiany(Any)
Obrigada pela visita Any, volte sempre!!!
ExcluirForte abraço,
Ana Paula